NOSSA HISTÓRIA

Em outubro de 1992, três colegas professoras que trabalhavam na Rede Estadual de Ensino, compraram o já existente “Núcleo Educacional Nossa Senhora de Fátima”.

Era uma escola de Educação Infantil bem pequena, com instalações extremamente precárias, apenas dez alunos, que pela insegurança da troca de direção e um trabalho falho, fizeram com que os pais procurassem vagas em outras unidades escolares.

A partir daí começou um intenso e árduo trabalho em busca de transformar o espaço e as atividades pedagógicas. Não foi fácil, pois era tudo muito sacrificado, o capital era pouco e não dava para realizar tudo que era necessário. Então partiram para a luta de: pintar paredes, confeccionar a decoração, carregar areia para o uso do parque de brinquedos, e ainda reestruturar o currículo pedagógico, sem contar é claro, que tinham que legalizar a Unidade Escolar.

Dias difíceis se passaram, pois o trabalho da antiga direção já estava desacreditado, e a preocupação cada dia era maior, porque os alunos não se matriculavam. Em fevereiro de 1993, com o início das aulas, começaram a retornar alguns alunos que haviam saído e alunos novos também apareceram, e então, puderam mostrar sua forma de trabalhar e seus ideais em educação.

Em abril deste mesmo ano, uma das três sócias, por motivos particulares, teve que deixar o Núcleo Educacional Nossa Senhora de Fátima, e somente a Fátima e a Elizabeth continuaram na sociedade.

A escola continuou progredindo e vencendo novos desafios, que não deixavam de surgir a cada dia. Às vezes eram pais, com um senso crítico bem aguçado que apontavam coisas que sabiam que tinham que mudar, porém a unidade escolar ainda não tinha condições financeiras; outras vezes era o próprio senso crítico das proprietárias, pedindo a todo momento qualidade, qualidade e mais qualidade. Passavam muitos dias angustiadas buscando formas de melhorar o trabalho e realizar seus sonhos.

Sabiam que o desenvolvimento de um bom trabalho não estava apenas na ampliação do espaço físico da unidade. É necessário também investir na formação. Quando assumiu a direção do Núcleo Educacional Nossa Senhora de Fátima, a diretora Fátima já era Pedagoga, com oito anos de experiência como professora na Rede Estadual de Ensino. Mas não era suficiente, porque sempre acreditou que a educação se transforma a todo momento, então, fez um curso de especialização em alfabetização, e posteriormente cursou a pós-graduação em Psicopedagogia e Psicomotricidade.

Quanto a diretora Elizabeth, também tinha vários anos de experiência como professora, e era graduada em Administração de Empresas. Buscando constantemente ampliar seus conhecimentos, hoje tem formação em Pedagogia, e freqüenta periodicamente cursos que a ajudam no bom desempenho de sua função.

O Colégio conta também com profissionais graduados e pós graduados, que trabalham com seriedade e competência desde a coordenação pedagógica, até os professores. Formação e constante atualização em cursos proporcionados na própria unidade ou fora dela são o ponto alto do colégio.

A escola que começou com apenas duas professoras no período da tarde e sem funcionamento no período da manhã, no ano seguinte já contava com auxiliar de limpeza, professoras no período da manhã e da tarde, além das duas diretoras.

Foi assim durante alguns anos, até darem um passo um pouco maior e decisivo para a realização de um sonho: iniciarem o processo de autorização para o funcionamento do Ensino Fundamental. Passo que já contava com o apoio dos pais dos alunos do pré, que acreditavam no trabalho da escola.

Isto aumentava ainda mais a responsabilidade e angústia de terminar a construção das salas e concluir, com sucesso, o processo de autorização, junto à Delegacia de Ensino, da época.

Em dezembro de 1996, o funcionamento do Ensino Fundamental foi autorizado, e o até então Núcleo Educacional Nossa Senhora de Fátima passou a ser chamado de Colégio Dinâmico Nossa Senhora de Fátima, porque julgavam que representava muito bem o que gostariam de ver em todos que estavam envolvidos no colégio (alunos, professores, funcionários, coordenadores), pessoas dinâmicas, sempre buscando melhorar a qualidade de ensino.

No ano de 1997 iniciaram com a primeira e segunda série, atendendo ao pedido de alguns pais, que gostavam e acreditavam muito no trabalho, e queriam retornar para o colégio.

Outra importante mudança ocorreu no ano de 2000, quando o Colégio Dinâmico foi dividido em duas unidades: a Unidade de Educação Infantil, que ficou localizada na Rua Giuseppe Fioravante Giglio, 121, projetada com muito prazer, onde cada objeto que era colocado, cada parede que era pintada, representava o que sempre sonharam para os pequeninos e o lindo trabalho que iriam realizar naquele local; e a Unidade de Ensino Fundamental, que permaneceu no antigo local, Rua Alfavaca, 109, para atender com maior qualidade os alunos, tanto com a ampliação do espaço que passou a ser somente deles, quanto com a decoração adequada para está faixa etária.

Em 2004, mais uma grande conquista, a construção da quadra bem perto do colégio, transformando um lugar bem feio e criticado por todos os vizinhos, em mais um espaço de esporte e lazer, para aprimorar as atividades desenvolvidas pelos profissionais. Este avanço contribuiu muito para garantir mais opções de atividades.

Hoje o Colégio Dinâmico comemora treze anos e atende desde o maternal até a oitava série do Ensino Fundamental, no período da manhã e da tarde.

DEPOIMENTO DAS DIRETORAS

Sabemos que ainda temos muito que melhorar, que ainda temos muito trabalho a realizar, mas também temos muito que agradecer por tudo que já foi conquistado. Sabemos também que a realização de um sonho, não se dá da noite para o dia, pois temos plena convicção, que sem trabalho não se realiza nada, e que apesar de algumas dificuldades, somos persistentes e determinadas, e faremos sempre tudo que estiver ao nosso alcance, para que nossos alunos sejam importantes na transformação da sociedade e que não se vejam como mais um que nada pode fazer.

Temos certeza que nossa busca incessante, de uma sociedade mais justa, só será possível se cada um de nós fizermos a nossa parte.

Muitas vezes quando pensamos no quanto falta para realizar, e nas dificuldades, olhamos para nossos alunos e no sorriso de cada um encontramos estímulo para continuar lutando para deixar o Dinâmico cada vez melhor.

Agradecemos a todas as pessoas que fizeram parte desses treze anos do Colégio Dinâmico: funcionários, professores, coordenadoras, amigos, alunos que aprendem e nos ensinam muito todos os dias e aos pais que nos deram um voto de confiança e que acreditaram, junto conosco, neste sonho que está apenas começando.

Diretora Pedagógica
Fátima Regina Bolzan da Silva

Diretora Administrativa
Elizabeth Cunha Altruda