NOSSA HISTÓRIA
(opens in a new tab)

Em outubro de 1992, três colegas professoras que trabalhavam na Rede Estadual de Ensino, compraram o já existente “Núcleo Educacional Nossa Senhora de Fátima”.

Era uma escola de Educação Infantil bem pequena, com instalações extremamente precárias, apenas dez alunos, que pela insegurança da troca de Direção e um trabalho falho, fizeram com que os pais procurassem vagas em outras unidades escolares.

A partir daí começou um intenso e árduo trabalho em busca de transformar o espaço e as atividades pedagógicas. Não foi fácil, pois era tudo muito sacrificado, o capital era pouco e não dava para realizar tudo que era necessário. Então partiram para a luta de: pintar paredes, confeccionar a decoração, carregar areia para o uso do parque de brinquedos, e ainda reestruturar o currículo pedagógico, sem contar é claro, que tinham que legalizar a Unidade Escolar.

Dias difíceis se passaram, pois, o trabalho da antiga Direção já estava desacreditado, e a preocupação cada dia era maior, porque os alunos não se matriculavam. Em fevereiro de 1993, com o início das aulas, começaram a retornar alguns alunos que haviam saído e alunos novos também apareceram, e então, puderam mostrar sua forma de trabalhar e seus ideais em Educação.

Em abril deste mesmo ano, uma das três sócias, por motivos particulares, teve que deixar o Núcleo Educacional Nossa Senhora de Fátima, e somente a Fátima e a Elizabeth continuaram na sociedade.

A escola continuou progredindo e vencendo novos desafios, que não deixavam de surgir a cada dia. Às vezes eram pais, com um senso crítico bem aguçado que apontavam coisas que sabiam que tinham que mudar, porém a unidade escolar ainda não tinha condições financeiras; outras vezes era o próprio senso crítico das proprietárias, pedindo a todo momento qualidade, qualidade e mais qualidade. Passavam muitos dias angustiadas buscando formas de melhorar o trabalho e realizar seus sonhos.

Sabiam que o desenvolvimento de um bom trabalho não estava apenas na ampliação do espaço físico da unidade. É necessário também investir na formação. Quando assumiram a Direção do Núcleo Educacional Nossa Senhora de Fátima, a Diretora Fátima já era Pedagoga, com oito anos de experiência como professora na Rede Estadual de Ensino. Mas não era suficiente, porque sempre acreditou que a educação se transforma a todo momento, então, fez um curso de especialização em alfabetização, e posteriormente cursou a pós-graduação em Psicopedagogia e Psicomotricidade, fez MBA em Gestão de Pessoas, e até hoje realiza várias especializações e frequentemente participa de cursos de aperfeiçoamento.

Quanto a diretora Elizabeth, também tinha vários anos de experiência como professora, e era graduada em Administração de Empresas. Buscando constantemente ampliar seus conhecimentos, hoje tem formação em Pedagogia, MBA em Gestão de Pessoas e constantemente realiza cursos que a ajudam no bom desempenho de sua função.

O Colégio conta também com profissionais graduados e pós-graduados, que trabalham com seriedade e competência desde a Coordenação Pedagógica, até os Professores.

A escola que começou com apenas duas professoras no período da tarde e sem funcionamento no período da manhã, no ano seguinte já contava com auxiliar de limpeza, professoras no período da manhã e da tarde, além das duas Diretoras.

Foi assim durante alguns anos, até darem um passo um pouco maior e decisivo para a realização de um sonho: iniciarem o processo de autorização para o funcionamento do Ensino Fundamental. Passo que já contava com o apoio dos pais dos alunos do Pré, que acreditavam no trabalho da escola.

Isto aumentava ainda mais a responsabilidade e angústia de terminar a construção das salas e concluir, com sucesso, o processo de autorização, junto à Delegacia de Ensino, da época.

Em dezembro de 1996, o funcionamento do Ensino Fundamental foi autorizado, e o até então Núcleo Educacional Nossa Senhora de Fátima passou a ser chamado de Colégio Dinâmico Nossa Senhora de Fátima, porque julgavam que representava muito bem o que gostariam de ver em todos que estavam envolvidos no Colégio (alunos, professores, funcionários, coordenadores), pessoas dinâmicas, sempre buscando melhorar a qualidade de ensino.

No ano de 1997 iniciaram com a primeira e segunda série, atendendo ao pedido de alguns pais, que gostavam e acreditavam muito no trabalho, e queriam retornar para o Colégio.

Outra importante mudança ocorreu no ano de 2000, quando o Colégio Dinâmico foi dividido em duas unidades: a Unidade de Educação Infantil, que ficou localizada na Rua Giuseppe Fioravante Giglio, 121, projetada com muito prazer, onde cada objeto que era colocado, cada parede que era pintada, representava o que sempre sonharam para os pequeninos e o lindo trabalho que iriam realizar naquele local; e a Unidade de Ensino Fundamental, que permaneceu no antigo local, Rua Alfavaca, 109, para atender com maior qualidade os alunos, tanto com a ampliação do espaço que passou a ser somente deles, quanto com a decoração adequada para esta faixa etária.

Em 2004, mais uma grande conquista, a construção da quadra bem perto do colégio, transformando um lugar bem feio e criticado por todos os vizinhos, em mais um espaço de esporte e lazer, para aprimorar as atividades desenvolvidas pelos profissionais. Este avanço contribuiu muito para garantir mais opções de atividades.

A cada ano que se passa a Direção sempre mostra a mesma vontade e garra que tinham desde o início, e buscam a qualidade constantemente tanto na parte pedagógica como na gestão, criando áreas novas aos seus alunos, qualificando seus funcionários, e sempre melhorando os setores para melhor atender seus alunos e suas famílias.

Hoje o Colégio Dinâmico comemora vinte e oito anos e já é um Colégio consagrado na região, colaborando sempre com uma Educação de qualidade à sua comunidade e aos seus alunos e famílias.

.

DEPOIMENTO DAS DIRETORAS

Sabemos que ainda temos muito que melhorar, que ainda temos muito trabalho a realizar, mas também temos muito que agradecer por tudo que já foi conquistado. Sabemos também que a realização de um sonho, não se dá da noite para o dia, pois temos plena convicção, que sem trabalho não se realiza nada, e que apesar de algumas dificuldades, somos persistentes e determinadas, e faremos sempre tudo que estiver ao nosso alcance, para que nossos alunos sejam importantes na transformação da sociedade e acima de tudo sejam felizes.

Temos certeza que nossa busca incessante, de uma sociedade mais justa, só será possível se cada um de nós fizermos a nossa parte.

Muitas vezes quando pensamos no quanto falta para realizar, e nas dificuldades, olhamos para nossos alunos e no sorriso de cada um encontramos estímulo para continuar lutando para deixar o Dinâmico cada vez melhor.

Agradecemos a todas as pessoas que fizeram parte desses vinte e oito anos do Colégio Dinâmico: funcionários, professores, coordenadoras, famílias, amigos, alunos que aprendem e nos ensinam muito todos os dias e aos pais que nos deram um voto de confiança e que acreditaram, junto conosco, neste sonho que está apenas começando.

Diretora Pedagógica
Fátima Regina Bolzan da Silva

Diretora Administrativa
Elizabeth Cunha Altruda